O senador Mark Kelly emitiu uma resposta contundente ao comentário de Elon Musk, rotulando-o de “traidor” após uma visita à Ucrânia.
Parece que Elon Musk poderia fazer amigos, e depois de rotular o astronauta da ESA Andreas Morgensen de “idiota” , o homem mais rico do mundo agora pintou um alvo nas costas do senador Mark Kelly . O democrata e ex-piloto da Marinha dos EUA foi criticado por Musk depois que ele visitou Kiev para se encontrar com autoridades ucranianas e membros do serviço feridos.
Kelly é o senador democrata pelo Arizona, fazendo sua terceira visita à capital ucraniana desde 2023 no início de março. Isso não caiu bem para Musk, e após uma visita desastrosa do presidente Volodymyr Zelensky à Casa Branca, as tensões estão altas.
Musk chamou Zelensky de “malvado” e afirmou que o presidente estava buscando uma “guerra eterna”.
Em uma publicação no X após sua última visita, Kelly disse: “O que vi me provou que não podemos desistir do povo ucraniano”.

Há uma reação contínua ao papel de Musk no governo (Kayla Bartkowski / Equipe / Getty)
Ele vai contra o que o presidente Donald Trump está defendendo atualmente, com Kelly pedindo garantias de segurança em qualquer acordo de paz que seja fechado: “Todos querem que esta guerra acabe, mas qualquer acordo tem que proteger a segurança da Ucrânia e não pode ser uma dádiva para Putin.”
Kelly então chamou o presidente russo Vladimir Putin de “criminoso de guerra”, dizendo que ele frequentemente ataca hospitais: “Se Putin ganhar terreno, ele não concordará com um cessar-fogo e acabará ameaçando um aliado da OTAN, e isso coloca as tropas americanas e o povo americano em risco.”
Embora Kelly continue explicando por que é “importante” que fiquemos com a Ucrânia, parece que nem todos concordam. Respondendo ao post, Musk simplesmente respondeu: “Você é um traidor.”
Não demorou muito para que Kelly rebatesse suas próprias farpas, respondendo também no X: “Elon, se você não entende que defender a liberdade é um princípio básico do que torna a América grande e nos mantém seguros, talvez você devesse deixar isso para aqueles de nós que entendem.”
Kelly redobrou sua rixa com Musk, dizendo aos repórteres no Capitólio: “Ele cortou e queimou o governo federal para abrir espaço para um corte gigante de impostos para bilionários como ele. Fiz um juramento a este país, voei em combate, servi na Marinha por 25 anos.
“Parece-me que o juramento que Elon Musk faz é o juramento feito aos bilionários para tornar suas vidas mais fáceis, não ao povo americano, não aos veteranos. Ele não é um cara sério. Ele deveria voltar a construir foguetes.”
Esta não é a primeira vez que Kelly e Musk têm uma diferença de opinião. Kelly e seu irmão gêmeo , Scott, são ambos astronautas aposentados e ficaram menos do que impressionados com o ataque de Musk a Morgensen. Na época, o senador escreveu: “Ei @ElonMusk, quando você finalmente tiver coragem de subir em um foguete, venha conversar com nós três.”
Temos certeza de que não vai demorar muito para Musk responder à provocação de Kelly sobre o magnata da tecnologia continuar fabricando foguetes.