Os anéis de Saturno desaparecerão no final deste mês, e há uma razão muito bizarra para isso, que foi explicada pelos cientistas.
Voltando às aulas de ciências na escola, você deve ter aprendido que Saturno é composto de pedaços de gelo, além de rocha e poeira.
Foi o astrônomo Galileu Galilei quem descobriu os anéis gigantescos em 1610 e eles têm sido observados e observados desde então.
Em determinado momento, os cientistas acreditavam que levaria aproximadamente 300 milhões de anos para que eles desaparecessem completamente.NASA diz que anéis de Saturno estão ‘agindo de forma estranha’Crédito: NASA
0 segundos de 2 minutos, 38 segundos Volume 90%
De fato, dados coletados pela sonda Cassini da NASA em 2017 revelaram que a expectativa é de que os anéis desapareçam permanentemente em 100 milhões de anos.
Os anéis de Saturno derreterão graças à radiação UV do Sol e a outros meteoroides que colidirão com os anéis e farão com que as partículas de gelo se vaporizem.
Claro, os cientistas estão prevendo que isso acontecerá em um futuro distante, mas a partir do final deste mês, os anéis icônicos de Saturno não serão mais visíveis da Terra .
Isso está previsto para acontecer em duas semanas, no dia 23 de março, mas qual é a ciência real por trás disso?
Os anéis de Saturno normalmente podem ser vistos com um pequeno telescópio, mas o planeta logo se inclinará de uma forma que fará com que os anéis fiquem fora de vista.
A IFL Science relata que o “ângulo de inclinação” “cairá para zero quando chegar a 23 de março de 2025”, mas não tenha medo, os anéis retornarão à nossa visão mais tarde.
Esse fenômeno ocorre a cada 29,5 anos, que é o tempo que Saturno leva para orbitar o Sol.

Os anéis de Saturno estão desaparecendo (Getty Stock Photo)
Além disso, os cientistas continuam perplexos com grandes manchas — chamadas de “raios” pela NASA — que aparecem nos anéis de Saturno a cada 15 anos ou mais.
Especialistas e cientistas estão trabalhando duro para obter uma compreensão mais profunda do que exatamente está acontecendo.
A cientista planetária da NASA, Amy Simon, disse: “Graças ao programa OPAL do Hubble, que está construindo um arquivo de dados sobre os planetas do sistema solar externo, teremos mais tempo dedicado ao estudo dos raios de Saturno nesta temporada do que nunca.”
Quanto a ver os anéis de Saturno novamente, os cientistas dizem que os anéis estarão mais brilhantes e melhores para serem vistos da Terra em 21 de setembro, mas esteja avisado que eles desaparecerão mais uma vez em novembro.
Em outras notícias espaciais, um ex-funcionário da CIA revelou recentemente que viu “evidências” de vida em Marte.