A Coreia do Norte é um país notoriamente envolto em mistério, especialmente desde que se isolou no início do surto de Covid-19, mas um usuário de mídia social afirmou ter obtido uma visão única da nação com a ajuda de um drone.
Cerca de um ano antes de a Coreia do Norte receber — e então prontamente restringir — turistas ocidentais de visitarem o país pela primeira vez em cinco anos , um proprietário de drone recorreu ao Reddit para afirmar que havia conseguido voar com seu dispositivo sobre a fronteira da China com a Coreia do Norte.
Eles compartilharam as imagens que capturaram online, junto com a legenda: “Fotos de drone da Coreia do Norte, eu estava na China, meu drone voou pela fronteira.”

As imagens foram tiradas de uma perspectiva alta, de um drone voando sobre uma área metropolitana, e rapidamente chamaram a atenção de usuários curiosos que esperavam ter uma ideia da região notoriamente secreta .
A publicação recebeu mais de 145.000 votos positivos e apresenta imagens de um grande edifício decorado com fotos de Kim Il-sung, o fundador da Coreia do Norte, e também de Kim Jong-il.
Usuários notaram que as ruas nas imagens parecem estar assustadoramente vazias, especialmente para o que parece ser uma cidade grande. Não está claro a que horas as imagens foram capturadas, mas está claramente claro lá fora.
Em algumas imagens, é possível até ver pessoas no chão olhando para cima e apontando para o drone enquanto ele sobrevoa.

Reddit/u/XiaoHao2
Compartilhando seus pensamentos, uma pessoa escreveu: “Estou viajando ou não há drenagem alguma nas ruas? Definitivamente não há semáforos. Parece um modelo concreto de uma cidade.”
Um segundo disse: “É interessante como o vale misterioso existe para coisas inanimadas também. Isso é próximo o suficiente de ser uma cidade real que é perturbador.”
Acima de tudo, uma das respostas mais comuns às imagens não era sobre o conteúdo delas, mas sobre a pessoa que as capturou.
Posts from the pics
community on Reddit
Usuários do Reddit apontaram que a pessoa que controlava o drone provavelmente teria tido sérios problemas por se infiltrar na fronteira, com um deles escrevendo: “Parece um jogo perigoso”.
Outros usuários questionaram como o usuário aparentemente conseguiu cruzar a fronteira tão facilmente, escrevendo: “O sujeito invadiu a Coreia do Norte sozinho”.
Outro brincou: “Se esse cara aleatório com um drone de uma loja consegue espionar a Coreia do Norte tão facilmente, imagine a informação que os EUA têm. A inteligência dos EUA provavelmente está tipo ‘espera aí, m****, gastamos centenas de milhões em satélites espiões e poderíamos ter usado um drone de US$ 500?'”